a cura da covid

Olá, como vocês estão? Se estiverem como eu, estão meditativos.

Apesar de sabermos de outros casos de pestes por todo o planeta ao longo de séculos passados, nós, os desta geração, não tínhamos vivenciado ainda o que temos vivido com o COVID-19, um tipo de Coronavírus que chegou para nos fazer refletir, o tipo de vida que temos vivido para Cristo, se é que vínhamos vivendo para ELE.

Neste artigo, quero meditar com vocês, sobre quais poderiam ser os propósitos do Criador em permitir, tais calamidades sobre a Terra, e também sobre seu povo?

A primeira resposta que me vem a mente, é que temos, década após década, nos distanciado dos caminhos do Eterno Deus. Sendo todo ser humano pecador, e consequentemente condenados a separação eterna de Deus, e como culpados, são merecedores do inferno, junto com o Diabo e seus demônios. MAS, Deus, em sua infinita Graça e misericórdia, enviou a esta humanidade caída, seu único Filho, Jesus Cristo, para Ele pagar a dívida da humanidade, ele pagou, recebeu em sua carne a justa punição pelo pecado dos homens (Isaías 53).

Mas, a raça humana, o desprezou, se apegaram a falsas crenças e falsas esperanças, dizem: “Todos os caminhos levam a Deus…”, mentira. Só há um caminho, uma verdade, e uma vida, e são Jesus Cristo, o Filho de Deus. Aquele que morreu, para pagar meu pecado, e ressuscitou para me proporcionar Salvação Eterna.

Mas, Jesus tem sido negligenciado fora da igreja e também dentro da igreja, isso por séculos a fio.

Explico: criamos sistemas religiosos, e deixamos de cumprir o que Jesus nos comissionou a cumprir, o que está escrito em Mateus 28.19-20, em síntese: Fazer discípulos para Cristo (por meio do Evangelho), batizá-los, ensiná-los a observarem TUDO que Jesus ensinou, lembra-los constantemente que não estariam sozinhos.

Ficamos muito tempo, cultivando regras humanas, jeitos de ser igreja, e deixamos de fazer cumprir a vontade do Senhor, que é a Salvação de Todo aquele que crê.

Romanos 10.14: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?”

A igreja terceirizou a responsabilidade individual. É mais fácil pagar para outros fazerem. É mais fácil investir em obras e construções, pois são vistos, do que em vidas, pois muitas passam pela nossa vida e vão embora.

Acredito, que estamos em um tempo de necessidade de arrependimento, e digo isso me referindo a Igreja de Jesus Cristo.

Como enfrentar este tempo que estamos vivendo?

COM ARREPENDIMENTO PELO SEU PECADO DE NEGLIGÊNCIA

COM QUEBRANTAMENTO DIANTE DAQUELE QUE PODE NOS PERDOAR

COM INTENSIDADE DE ORAÇÃO, POR SUA PRÓPRIA VIDA E POR AQUELES QUE SE PERDEM

POR OPORTUNIDADES PARA FALAR QUE TODO O PECADOR MERECE O INFERNO, SEPARAÇÃO ETERNA DE DEUS, MAS DEUS POR SUA GRAÇA, ENVIOU JESUS CRISTO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRÊ TENHA A VIDA ETERNA – NÃO SOU EU O BOM, O JUSTO, AO CONTRÁRIO, NÃO SOU, JESUS CRISTO É, ELE FOI ACEITO, AS AÇÕES DELE FORAM ACEITAS PELO CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA. JESUS MERECE TODO O CRÉDITO.

Neste tempo, é tempo de vivermos II Crônicas 7.13,14:

“Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.

Este texto é para o salvo por Cristo, o povo de Deus. Deus pode, em sua soberania permitir, peste na terra, e no meio do seu povo. A Igreja é a luz na terra, não dá para esperar que as trevas, mortos espirituais, busquem, ele não podem, estão mortos ainda, longe da luz que é Cristo. Cabe ao povo de Deus, se arrepender dos seus pecados, a igreja peca, a igreja é soberba, precisa agora se humilhar, orar, buscar a face do SENHOR, se converter dos seus maus caminhos. Então, ELE ouvirá as nossas orações, perdoará os pecados, e por sua Graça, salvará a nossa terra.

Este tempo, é tempo de ORAÇÃO.

  • Ore por nossa nação;
  • Ore pelos nossos governantes;
  • Ore pelos profissionais da saúde;
  • Ore pelos que estão impossibilitados de trabalhar;
  • Ore por nossa igreja, pelos nossos irmãos mais idosos, que o SENHOR os livre; Pelos que tem doenças crônicas, pelas nossas crianças, jovens, adolescentes e adultos; Diga o nome deles em suas orações;
  • Ore pelos pastores, que precisam ter sabedoria para continuar pastoreando o rebanho de Cristo;
  • Ore para que uma vacina surja rapidamente;
  • Ore pela economia mundial que está em colapso;
  • Ore pelos seus vizinhos e amigos;
  • Ore pelas finanças da nossa igreja, para que tenhamos recursos para abençoarmos uns aos outros, e para que o trabalho missionário não pare;
  • Ore pelo Lar Batista em Caldas Novas, pelos funcionários ali, e crianças atendidas;
  • Ore pelo Pão e Vida, Águas de Meribá, e todos os projetos de nossas igrejas;
  • Ore pelas nossas convenções, missionários e pastores.

Ore, ore e continue orando!

Por, pastor Magner Ribeiro de Araújo

Semeando e Colhendo

Se você não pode voar, corra. Se você não pode correr, ande. Se você não pode andar, rasteje. Mas, independente do que fizer, você precisa continuar seguindo em frente. — Martin Luther King, Jr.

Às vezes, parece ser mais fácil desistir, não parece? Nós tentamos, tentamos, e tentamos, e acabamos nos cansando com todas as tentativas, especialmente quando não vemos nenhum resultado ou fruto do nosso trabalho. Então, decidimos parar de tentar, mesmo esperando, desesperadamente, ver algum tipo de resultado positivo.

Em nossas vidas, ou estamos “semeando” coisas boas ou “semeando” coisas ruins. Estamos plantando sementes que irão brotar e produzir um resultado positivo ou estamos permitindo que as ervas daninhas criem raízes em nossas vidas. E se formos honestos, parece ser mais fácil para as ervas daninhas criarem raízes em nossas vidas do que qualquer planta frutífera, não é?

Gálatas 6.9 diz, “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. É difícil fazer as coisas certas, escolher perseverar quando não vemos resultados. Mas, se desejamos “colher,” não podemos desistir.

Escolher exercitar o nosso corpo por uma semana não vai resultar em um corpo novo e saudável. Temos que continuar, semana após semana, para ver algum resultado que demonstra nosso trabalho duro. Dá mesma forma não podemos esperar que um casamento fracassado seja melhor depois de ser agradável com nosso cônjuge por apenas um dia. Devemos nos dedicar e investir tempo no nosso casamento, dia após dia, confiando plenamente que Deus vai realizar as mudanças verdadeiras.

Está escrito: Vocês não sabem que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Corram de tal maneira que ganhem o prêmio (1Coríntios 9.24)

Você nunca colhe logo após a colheita. Os fazendeiros sabem disso. Eles plantam em uma estação e colhem durante a outra. Então, se você quer ver resultados maravilhosos em sua vida, você deve continuar. Você não pode desistir e continuar esperando uma colheita. É muito fácil para nós pensarmos desta forma. Nós esperamos que Deus nos dê Suas bênçãos e uma vida frutífera, mas já desistimos há muito tempo. Não devemos ficar desanimados nessa jornada, porque colheremos o que plantamos.

Neste sentido a Palavra de Deus diz em Eclesiastes 11.4 “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca fará a colheita”.

Ter fé é confiar que o SENHOR sempre fará o melhor para seu aperfeiçoamento e salvação. Por isso mude sua mente como diz Romanos 12.1-2.

A questão é: Você continuará no percurso?

Reflita
Que tipo de fruto você quer ver em sua vida? Que medidas você está tomando para garantir que o fruto seja colhido um dia?

Por fim, *olhe para a Bíblia:*

Hebreus 12.1‭-‬3: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.  Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem”.

Pastor Magner Araújo (texto adaptado).

Conhecendo a Vontade de Deus

Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração (Jeremias 29.13).

Parte do crescimento em Cristo é aprender que nós temos um papel a desempenhar. Sim, é o maravilhoso poder de Deus que está nos transformando, mas ELE permite que participemos deste processo de transformação.

Enquanto Deus poderia interferir em nossas vidas de um jeito que não precisaríamos fazer nada, Ele não age desta forma – Ele permite que sejamos livres para fazer nossas próprias escolhas.

Frequentemente demonstramos impaciência em nossas vidas e queremos obter resultados mais rápido do que o normal. Calma, Deus está trabalhando, e você terá sua parcela de participação dentro do plano Dele.

Por exemplo:

  • Queremos estar na nossa melhor forma depois de ir à academia por apenas uma semana?
  • Queremos progredir na carreira depois de só um mês de trabalho?
  • Queremos ter amizades duradouras logo após de nos tornamos amigos?

Esses desejos só são realizados quando nos esforçamos. Quando vamos continuamente à academia, trabalhamos duro, e investimos nas amizades, só então alcançamos os resultados. Lembre-se a Salvação de Cristo nos alcança por SUA GRAÇA, não há nada que possamos fazer para nós salvar, nenhuma obra, Cristo pagou o preço a Deus pelos nossos pecados. Mas, a maturidade cristã (santificação) é adquirida na caminhada com Cristo (igreja) que começa aqui na Terra, com o auxílio do Seu Espírito que habita no salvo.

Um exemplo similar que encontramos na Bíblia está em Romanos 12.2:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (NVI).

Isso é maravilhoso, não?

Podemos discernir Sua vontade enquanto vivemos na Terra. E esse verso nos diz que podemos, verdadeiramente, fazer isso. Mas, temos que fazer a escolha de não nos conformar com o padrão do mundo, mas pelo contrário, devemos ser interiormente transformados primeiro, começando com a mentalidade correta, a respeito da vontade de Deus, que está em Cristo Jesus, para nossas vidas.

Acreditar que podemos “testar e aprovar” quais são os planos de Deus e ainda assim viver a nossa vida do jeito que queremos parece um pouco contraditório, não?

Se estamos vivendo para nós mesmos e não permitindo que Deus nos guie, como é possível saber quais são os planos de Deus?

Isso não significa que fazemos escolhas perfeitas em nossa busca por seguir a Jesus. O que isso significa é que estamos buscando a Jesus, com uma vida inteira na presença Dele, em uma igreja Bíblica que o ama, e que segue a Sua vontade.

Enquanto buscamos, Jeremias 29.13 diz que nós O encontraremos. E quando O encontrarmos, vamos começar a ver os Seus propósitos e planos bem na nossa frente. Observe que nosso coração é pecador e enganoso, nossa interpretação das coisas podem ser equivocadas, só se tornam corretas por meio da Palavra de Deus, e da busca do Deus da Bíblia, e através de Jesus Cristo seu Filho, com o auxílio do Seu Espírito. Louvado seja Deus.

Sejamos claros: nós não fazemos nada para ganhar nossa salvação. Jesus resolveu isso de uma vez por todas morrendo na cruz. Mas, quando se trata de aumentar a nossa fé, nós, de fato, temos um papel a desempenhar.

Reflita
Você sente que “se conformou” aos padrões do mundo? Em que áreas da sua vida você vê isso?

Faça uma lista pessoal do que aos seus olhos precisa rever, analise o que a Bíblia diz a respeito, peça a Deus para mostrar onde você escolheu seguir os caminhos do mundo em vez de buscar a Deus.

Se precisar de ajuda em oração, ou mesmo na caminhada, estou aqui para te ajudar.

Fortaleça sua fé em Jesus, andando com quem sinceramente deseja buscar a Jesus também.

Pastor Magner Araújo (texto adaptado).

Deseja uma visita ou Oração? Deixe seu comentário aqui.